Segundo brigadistas, vinte focos de incêndios foram registrados nos últimos três dias na localidade, e que o fogo destruiu, até esta sexta-feira (13), uma área de 5 mil hectares. Incêndio invade propriedade de agricultor em Canto do Buriti, no Piauí. Casal fica ferido ao tentar apagar as chamas.
Reprodução
Um casal de agricultores sofreu queimaduras pelo corpo ao tentar apagar um foco de incêndio que se aproximou de sua casa na manhã desta quinta-feira (12), na comunidade Santa Clara, zona rural de Canto do Buriti, a 407 km de Teresina.
A casa foi salva por brigadistas, mas um incêndio de grandes proporções continua a queimar as propriedades da região (leia mais abaixo). Um grupo de 20 brigadistas voluntários trabalha para combater o fogo.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ao g1, Sérgio Dias, Chefe da Brigada Voluntária de Santa Clara, contou que as chamas começaram na vegetação e se aproximavam da residência e de um pasto, de propriedade do casal.
“Eles se feriram tentando evitar que o fogo chegasse mais perto da casa e de um pasto deles. O fogo já estava em um pasto que eles têm, e o homem estava com uma caixa d’água e um balde na roça tentando apagar. Devido ao vento no horário, as chamas e as cinzas se aproximaram e ele e a esposa se queimaram. Ele chegou até a entrar na caixa d’água, pra tentar amenizar”, contou Sérgio.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O incêndio alcançou o quintal da casa, onde havia uma plantação de capim e o casal usou baldes e a água de uma caixa d’água para apagar o fogo. Nesse momento eles sofreram queimaduras nas pernas.
Ainda segundo o brigadista, quando a equipe chegou ao local o fogo já estava no interior do terreno do casal. Eles os ajudaram a apagar as chamas e os socorreram. O fogo não alcançou a casa.
Após o incidente, o homem e a mulher saíram do local e trataram os ferimentos.
Incêndio em Canto do Buriti
Incêndio invade propriedade de agricultor em Canto do Buriti, no Piauí
O Brigadista voluntário, que é agente de saúde, relatou que vinte focos de incêndios foram registrados nos últimos três dias na localidade, e que o fogo destruiu, até esta sexta-feira (13), uma área de 5 mil hectares. O incêndio continua na região, que não conta com uma unidade do Corpo de Bombeiros.
“É um dos problemas da comunidade, e nós desenvolvemos a Brigada Voluntária por necessidade. Aqui na região, as unidades do Corpo de Bombeiros mais próximas estão em Floriano e São Raimundo Nonato, e aí demoram muito para chegar”, explicou o voluntário. Canto do Buriti fica a 165 km de Floriano e a 113 km de São Raimundo Nonato.
A Brigada Voluntária de Santa Clara conta hoje com 20 membros, que receberam equipamentos e treinamento certificado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Ultimas Noticias
- Noticia em Video
- Aves com risco de extino viajam 2,5 mil km de avio at SC aps serem resgatadas na Bahia
- CGU: Sem recursos, ICMBio falha na fiscalizao de unidades de conservao concedidas
- ONU coloca em votao exigncia para que Israel encerre ocupao na Palestina em at 12 meses
- ‘Caadores de vrus’ rastreiam ameaas para evitar nova pandemia
- Amor txico: Por que comum adolescentes se apaixonarem por rapazes que lhes fazem mal?
- Nos 40 anos de Rock in Rio, Roberta Medina relembra relao com festival e conta que Lady Gaga ainda est nos planos: Um sonho
- Homem preso suspeito por sequestrar ex-companheira em Picos; vtima foi encontrada amarrada e vendada